Cuidados para manter os dentes limpos e saudáveis

Escovar os dentes só uma vez ao dia aumenta o risco de Infarto!!!
maio 14, 2015
Os cuidados para manter os dentes limpos e saudáveis devem ser diariamente monitorados, pois podem prejudicar a saúde bucal, caso não sejam feitos corretamente. Selecionamos os OITO PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NA HIGIENE ORAL.

1. Utilizar uma escova com cerdas duras: ao longo do tempo as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto, deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

2. Utilizar força exagerada durante a escovação: o ato da escovação deve ser realizado sem o emprego de força. O que importa é a realização de uma técnica correta e a utilização de uma escova de boa qualidade com mais de cinco mil cerdas do tipo ultramacias. A técnica de escovação ideal deve ser orientada por um cirurgião dentista.

3. Utilizar escovas velhas e desgastadas: o consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante gira em torno de uma escova a cada um ano e meio, quando o correto seria uma troca de escova a cada 3 meses. Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação.

4. Escovar os dentes com uma frequência exagerada: O hábito de escovar os dentes é fundamental, porém, uma escovação excessiva também pode acabar prejudicando ao invés de ajudar. O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, três vezes ao dia.

5. Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental: deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da placa bacteriana, é a escova e não a pasta dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova do adulto deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente.

6. Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva: o creme dental abrasivo e que faz muita espuma deve sempre ser evitado. A utilização de cremes dentais abrasivos e escovas duras podem provocar hipersensibilidade dental e a necessidade do consumo de cremes dentais dessensibilizantes.

7. Esquecer de higienizar a região entre os dentes: as cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. O grande diferencial dos países que conseguiram erradicar estas doenças, para aqueles que possuem uma grande incidência da mesma, é justamente a utilização do fio dental, sendo fundamental a sua utilização pelo menos uma vez ao dia. O fio dental consegue acessar esta área e desorganizar a placa bacteriana que se acumula constantemente entre os dentes.

8. Utilizar enxaguatórios orais de forma indiscriminada: muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de “hálito puro e refrescante”, porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação. Os enxaguatórios à base de clorexidina, apesar de muito eficientes, podem provocar a pigmentação dos dentes com o uso contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *