Uma má higiene bucal pode causar algumas doenças e ter consequências graves
dezembro 9, 2018

A laserterapia é um tratamento realizado com um equipamento de baixa potência,que aumenta a microcirculação local e ajuda na cicatrização. Tem ação anti-inflamatória e analgésica no local da irradiação.Não apresenta efeitos colaterais quando é realizado corretamente pelo dentista.

A Laserterapia pode ser usada em diferentes áreas, são elas:
Implantodontia: Acelerando a osseointegração e aumentando a microcirculação local.

Em Disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular) pois tem efeito analgésico,anti-inflamatório e atua como relaxante muscular, aliviando a dor e o incomodo de pacientes que apresentam essa alteração. Na Mucosite oral, ajudando na prevenção e tratamento.

Em sensibilidade dental, em casos de dentes que doem constantemente com água gelada, doces, alimentos ácidos e dentes sensíveis pós clareamento. Nas aftas, a laserterapia ajuda a reduzir a dor e acelera o tempo de cicatrização.

Casos de herpes, quando no estágio inicial, o laser reduz a duração da lesão impedindo, em alguns casos a formação de bolhas.

E temos também a laserterapia intravenosa, chamada ILIB:

O termo vem do inglês e significa Intravascular Laser Irradiation of Blood. Como explica o nome, a técnica irradia laser terapêutico para a artéria radial, parte que fica localizada próxima à região do punho no corpo humano. Essa irradiação é jogada na corrente sanguínea, de forma não-invasiva.

O objetivo é estimular a formação da enzima superóxido dismutase, fundamental na quebra dos radicais livres, causadores do envelhecimento da pele. Portanto, o tratamento tem importante função antioxidante!

A terapia é feita por meio de uma pulseira e um aparelho portátil de laser. A pulseira deve ser usada pelo paciente e tem entrada para a introdução do laser, este que deve ser estilo caneta para facilitar a aplicação da terapia.

O laser utilizado deve ser o vermelho, que irradia cerca de 660 nanômetros e atinge a camada mais superficial da pele. Ele é o mais indicado para regeneração dos tecidos.

A terapia possui ação vasodilatadora, aumenta a oxigenação, nutre os tecidos, remove toxinas e melhora o processo da homeostase. Além das vantagens para a aparência da pele, a ILIB tem muitos benefícios para a saúde como um todo.

Cicatrizações, doenças do sistema respiratório, asma, tabagismo, diabetes, doenças inflamatórias, cardiovasculares e do sistema vascular periférico também podem ser tratadas com a técnica.