Não use palitos entre os dentes!
março 6, 2017
Halitose
junho 23, 2018

A candidíase oral, chamada também de monilíase oral ou sapinho, é uma infecção da orofaringe provocada pelo fungo Candida albicans.

🔹A candidíase na boca costuma surgir com frequência em crianças👧🏻, idosos👴🏻 e pessoas com alguma alteração do sistema imunológico🤒.

⚜Ter pequenas colônias do fungo cândida vivendo na nossa pele, boca e trato digestivo é normal.Quando o nosso sistema imunológico encontra-se intacto, ele é capaz de manter a população deste fungo sob controle, impedindo que o mesmo possa causar qualquer tipo de doença.

⚠Porém, sempre que houver alguma fraqueza no nosso sistema imunológico, a população de Candida albicans pode crescer rapidamente e se tornar capaz de invadir as camadas mais profundas da pele, provocando inflamação😟.
⚠Quanto mais grave for o grau de imunossupressão do paciente, mais agressiva e perigosa será a infecção pelo fungo cândida, podendo, inclusive, haver invasão da corrente sanguínea, do coração ou sistema nervoso central😲.
🔸O sapinho na boca é uma forma branda de candidíase, que acomete, principalmente, a mucosa da língua e a parte interna da bochecha.

⚠FATORES DE RISCO PARA CANDIDÍASE ORAL:

A candidíase oral pode surgir em qualquer pessoa, mas ela é bem mais comum naquelas que apresentam as seguintes características:
🔻Idosos👵🏻👴🏻.
🔻Crianças no primeiro ano de vida👶🏼.
🔻Grávidas🤰🏼.
🔻Uso de dentadura.
🔻Uso recente de antibióticos💊.
🔻Uso prolongado de corticosteroides💊.
🔻Uso de drogas imunossupressoras.
🔻HIV positivo.
🔻Diabetes mellitus mal controlado.
🔻Estar sob tratamento de quimioterapia ou radioterapia🔬.
🔻Fumantes🚬.
🔻Pessoas com xerostomia (boca seca).
🔻Internação hospitalar🏥.
🔻Desnutrição.
🔻Usuário de drogas pesadas.

✳SINTOMAS DA CANDIDÍASE NA BOCA:

ℹAs lesões orais provocadas pela Candida albicans são placas brancas, com aspecto meio cremoso ou tipo queijo ricota, acometendo língua👅, parede interna das bochechas, e, às vezes, palato (céu da boca), gengivas ou amígdalas.

✍🏻As lesões da candidíase oral podem surgir pequenas e assintomáticas, passando despercebidas por algum tempo. A tendência, porém, é que elas evoluam, tornando-se facilmente visíveis e com sintomas, como dor e diminuição do paladar. Uma sensação de algodão na boca também é sintoma de sapinho bastante frequente.

👵🏻👴🏻Nos idosos que usam dentadura, essas lesões brancas que são típicas da candidíase podem não estar presentes, havendo apenas intensa vermelhidão na gengiva abaixo da prótese dentária. A presença de queilite angular, conhecida popularmente como boqueira, também é muito comum.

👶🏼Nos bebês, a lesão da candidíase pode ser confundida pelas mães com restos de leite na boca. É importante saber que o leite 🍼🥛some espontaneamente depois de algum tempo, e ao se passar uma gaze na língua, ele sai facilmente. Já a candidíase,  as placas brancas são bem aderidas à boca. Quando se tenta raspá-las, pode haver sangramentos e a mucosa por baixo fica ferida e bem avermelhada.

Em casos mais graves, a candidíase pode evoluir para a laringe e/ou esôfago, provocando sintomas como rouquidão e dor/dificuldade para engolir os alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *